A Kultivi (www.kultivi.com), plataforma curitibana de ensino gratuito, tem se tornado uma importante aliada de concurseiros e estudantes que se preparam para exames como OAB e Enem. Com mais de 134 cursos disponíveis gratuitamente, a plataforma conta com aproximadamente 40 mil acessos diários e soma mais de 5 mil aulas em áreas como Direito, idiomas, empreendedorismo, medicina, entre outras.
A ideia surgiu após oito anos de atuação no mercado de edição de material didático e cursos preparatórios para concursos. Os fundadores da Kultivi perceberam que o modelo tradicional de ensino pago já não atendia à demanda de muitos estudantes. “Observamos que o modelo de negócios predominante – com os usuários pagando pelos cursos – estava perdendo fôlego. Desse insight, surgiu a ideia de buscar um novo modelo, no qual os usuários contassem com conteúdo de primeira, mas sem a necessidade de pagamento”, explica Cláudio Matos, sócio da Kultivi, ao lado de Ricardo Pydd, Emir Conceição e Carlos Siaudzionis.
Hoje, a plataforma já conta com 4,8 milhões de alunos cadastrados e mais de 645 mil inscritos no canal de YouTube, onde as aulas também são disponibilizadas com avaliações positivas em mais de 99% dos vídeos. Entre os usuários, está um grande público de concurseiros e estudantes universitários, especialmente da área de Direito.
“Logo em seguida, aparecem os alunos buscando conteúdo para o Enem. No YouTube, a maioria dos usuários é de estudantes universitários, especialmente de Direito, que buscam as aulas em época de provas e exames para revisar os assuntos”, afirma Matos.
A qualidade dos cursos é assegurada por um corpo docente formado por professores com experiência em instituições públicas e privadas, incluindo mestres e doutores, além de jovens educadores com uma abordagem didática mais dinâmica, voltada especialmente para os cursos preparatórios.
Como a Kultivi oferece tudo isso de graça?
A manutenção da plataforma se dá por meio da venda de espaços publicitários para marcas parceiras e pela captação de recursos da iniciativa privada. “São empresas que querem desenvolver educação de qualidade no Brasil e atrelar sua marca a esse projeto”, explica Matos.
Além dos cursos voltados a concursos e exames, a Kultivi também disponibiliza formações em áreas como inglês (com mais de 2,2 milhões de alunos em seu curso principal), francês, italiano, e conteúdos voltados ao empreendedorismo.
Para mais informações e acesso gratuito às aulas, basta visitar o site: www.kultivi.com