Nesta quinta-feira (30), a sede da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP), em Maringá, recebeu prefeitos e representantes dos 30 municípios consorciados para a reunião ordinária do mês de maio. O encontro teve como foco a discussão de temas estratégicos para a gestão pública regional, com destaque para a defesa de instituições especializadas, inovação administrativa e fortalecimento da cooperação entre os municípios.
Durante a reunião, representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Associação de Mães de Autistas (AMA) alertaram para os riscos de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), que pode comprometer o funcionamento das escolas especializadas. Em resposta, os prefeitos da AMUSEP se manifestaram de forma unânime em apoio à continuidade e valorização dessas instituições.
Outro ponto de destaque foi a apresentação do Prêmio Gestor 2025, feita por Marta, que explicou os critérios da premiação voltada à valorização de boas práticas e projetos inovadores desenvolvidos nos municípios da região.
O assessor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Samir Jorge, apresentou propostas de parcerias para o desenvolvimento de projetos voltados à inovação na administração pública municipal.
Flávio Augusto dos Santos Silva, chefe do Escritório Regional de Maringá da Paraná Esporte, trouxe informações sobre os preparativos finais para a primeira fase dos Jogos da AMUSEP 2025, que acontecem neste sábado (31), no município de Colorado.
Além das pautas externas, os participantes também discutiram assuntos administrativos internos e reforçaram o compromisso com uma gestão regional colaborativa, voltada à construção de políticas públicas eficientes e soluções integradas para os desafios comuns aos municípios do setentrião paranaense.