Moradores de Maringá interessados em qualificação gratuita já podem aproveitar os conteúdos da Kultivi (www.kultivi.com), uma plataforma de ensino curitibana com mais de 134 cursos gratuitos e 5 mil aulas disponíveis. Voltada à democratização do conhecimento, a empresa já alcançou 4,8 milhões de usuários cadastrados, com cerca de 40 mil acessos diários entre site, aplicativo e canal no YouTube.
A plataforma oferece cursos nas áreas de idiomas, empreendedorismo, medicina, ENEM e OAB. Segundo a empresa, os cursos de idiomas, especialmente o de inglês, são os mais procurados. Até abril, o curso principal de inglês somava 2.265.000 alunos, seguido pelo inglês 2.0 (156 mil), francês (436 mil), italiano básico (170 mil) e italiano completo (82 mil).
“Após 8 anos no mercado de edição de material didático e cursos preparatórios para concursos, observamos que o modelo de negócios predominante – com os usuários pagando pelos cursos – estava perdendo fôlego. Desse insight, surgiu a ideia de buscar um novo modelo, no qual os usuários contassem com conteúdo de primeira, mas sem a necessidade de pagamento”, afirma Cláudio Matos, um dos sócios da Kultivi, ao lado dos empresários Ricardo Pydd, Emir Conceição e Carlos Siaudzionis.
Outro público relevante da plataforma são estudantes que se preparam para exames como o Enem e a OAB. Segundo Matos, no YouTube, há grande procura por conteúdos voltados a universitários, especialmente da área de Direito, que acessam as aulas durante o período de provas.
Além dos cursos preparatórios e de idiomas, a Kultivi tem investido em formações para a área de negócios, com foco no empreendedorismo. Dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae, mostram que o número de brasileiros com algum envolvimento com empreendedorismo passou de 14,6 milhões em 2007 para cerca de 90 milhões em 2023.
“Se as pessoas tiverem um mínimo de conhecimento técnico para gerir seus empreendimentos, a vida de todos tende a melhorar muito nos próximos anos”, projeta Matos.
A manutenção da plataforma é feita por meio da venda de espaços publicitários para marcas parceiras, além da captação de recursos da iniciativa privada. Segundo a Kultivi, as empresas envolvidas visam apoiar a educação de qualidade e associar suas marcas ao projeto.
Os professores são profissionais com experiência em instituições públicas e privadas, incluindo mestres e doutores, além de educadores jovens com didática voltada a cursos preparatórios.
Todos os cursos estão disponíveis gratuitamente para os moradores de Maringá e outras cidades do Brasil. A inscrição pode ser feita no site: www.kultivi.com