Lave bem o feijão-fradinho em água corrente, retirando a casca. Para facilitar, você pode deixar o feijão de molho por 1 hora, mas não é obrigatório. Cozinhe o feijão-fradinho em água até que fique macio, mas sem desmanchar. Após o cozimento, escorra e reserve. Retire a casca do feijão (se não tiver deixado de molho, pode ser necessário esfregar os feijões entre as mãos para remover a casca) e bata no processador ou liquidificador com a cebola e o alho até formar uma massa bem homogênea e consistente. Adicione o sal, a pimenta-do-reino e o cominho, se desejar. A massa deve ficar firme e pegajosa, mas não líquida.
Em uma panela funda, aqueça o azeite de dendê para fritar os acarajés. O azeite deve estar bem quente, mas sem começar a soltar fumaça (cerca de 180°C). Com as mãos umedecidas (para evitar que a massa grude), faça pequenas bolinhas de massa de acarajé e modele-as no formato de um bolinho oval. Com cuidado, coloque os bolinhos de massa no óleo quente. Frite por cerca de 4 a 5 minutos, virando-os para que fiquem dourados e crocantes por igual. Retire os acarajés do óleo e coloque-os sobre papel toalha para escorrer o excesso de gordura.
Coloque as fatias de pão de molho no leite de coco por alguns minutos até ficarem bem amolecidas. Em uma panela, aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola, o alho e o gengibre até dourarem. Bata o pão com o leite de coco no liquidificador até formar uma pasta e adicione à panela com os temperos refogados. Deixe cozinhar por alguns minutos, mexendo sempre. Se desejar um vatapá mais espesso, adicione amendoim e castanha de caju triturados. Se necessário, acrescente mais leite de coco até obter a consistência desejada. Tempere com sal a gosto e reserve.
Em uma panela, aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola e o alho até dourarem. Adicione o quiabo cortado e refogue por alguns minutos. Adicione um pouco de água ou caldo de legumes e cozinhe o quiabo até que fique macio. Se quiser um caruru mais espesso, pode adicionar amido de milho diluído em um pouco de água. Tempere com sal, pimenta e, se desejar, mais azeite de dendê.
Depois de fritos, faça um pequeno corte no meio de cada acarajé, formando uma "boca" para o recheio. Coloque uma porção generosa de vatapá e caruru dentro do acarajé. Acrescente os camarões secos ou frescos, e, se desejar, um pouco de pimentão picado e pimenta malagueta para dar mais sabor. Sirva o acarajé quente, acompanhado de salada ou até mesmo como aperitivo em festas!