Se o feijão for fresco, cozinhe-o em água até que fique macio (não deixe desmanchar). Se for feijão de corda seco, deixe de molho por algumas horas e depois cozinhe até ficar macio. Escorra a água do feijão e reserve.
Se estiver utilizando carne seca, dessalgue-a de véspera, trocando a água várias vezes, ou cozinhe por 1 hora em uma panela de pressão, para remover o excesso de sal. Depois de cozida, desfie a carne em pedaços pequenos.Se estiver usando linguiça de sol ou calabresa, corte-a em pedaços pequenos.
Em uma panela grande, aqueça o azeite ou a manteiga de garrafa e o óleo. Adicione a cebola picada e refogue até que fique dourada. Acrescente o alho picado, o pimentão e o tomate picados. Refogue até que o tomate comece a desmanchar e os temperos fiquem bem misturados. Coloque a carne seca desfiada (ou a linguiça) na panela e refogue por alguns minutos para incorporar bem os sabores. Adicione o arroz cru à panela e refogue com os temperos e a carne por cerca de 2 minutos, mexendo bem. Junte o feijão cozido e a água (ou o caldo de carne/legumes). Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe ferver até o arroz ficar cozido (cerca de 20 minutos). Se necessário, adicione mais água ou caldo para garantir que o arroz cozinhe bem. Quando o arroz estiver pronto, acrescente o coentro picado (se estiver utilizando) e misture bem.
Decoração (opcional):
Para um toque especial, você pode decorar o Baião de Dois com cubos de queijo coalho ou queijo de sua preferência, que derretem um pouco e ficam deliciosos no prato.